Data: 2024-02-12 16:49:34 | Visitas: 61
Foto: Fonte Valor Econômico
Seguindo a mesma tendência, a alta da inflação mina o poder de compra do consumidor, principalmente os de renda mais baixa. Exatamente por isso, 2022 se apresenta como um ano onde comprar um imóvel segue possível, porém requer mais planejamento e parcimônia.
Tendências do Mercado Imobiliário 2022: otimismo
Apesar da alta da Selic e inflação, grande parte dos especialistas seguem com opiniões favoráveis quando o assunto é tendência do mercado imobiliário no Brasil em 2022.
A expectativa é que o movimento de alta registrado em 2021 prossiga, ainda que a passos mais curtos. Segundo Kristian Huber, co-fundador e vice-presidente de negócios da Loft, também em entrevista à Casa Vogue, “a demanda por compra e venda de imóveis seguirá sendo uma forte tendência em 2022(…): o mercado imobiliário é um investimento sólido, é uma classe de ativos consolidada e o imóvel residencial no Brasil sempre foi uma reserva de valor. Ou seja, se houver uma crise muito grande, o imóvel estará lá.”
Além disso, espera-se que as taxas de juros sigam o movimento da Selic até o primeiro semestre, onde deve apresentar estabilização, dando mais fôlego para o setor.
Enquanto isso, ainda nos primeiros meses de 2022 já é possível identificar alguns pontos que antecipam esse movimento de alta no setor. Segundo o índice Quinto Andar, isso pode ser observado na valorização do metro quadrado no Rio de Janeiro em níveis pré-pandêmicos pela primeira vez – o mesmo se aplica a 40% dos bairros de São Paulo.
Dessa forma, o único obstáculo real de 2022 quando pensamos nas tendências do mercado imobiliário será o custo do crédito – e não necessariamente a oferta e a procura. Assim, retornamos à recomendação de planejamento financeiro e organização para realizar o sonho de comprar um imóvel.
Mais 5 tendências do mercado imobiliário para 2022
Não só de inflação e Selic vive o mercado imobiliário. Confira a seguir cinco pontos que ajudarão a tracionar o mercado imobiliário em 2022.
1. Mais espaço, melhor localizado
A pandemia mexeu com a preferência e com as necessidades do público. Desde 2021, observa-se o movimento de busca por imóveis maiores com localizações convenientes – próximo a supermercados, farmácias, pontos de ônibus e principalmente metrô (sobretudo no caso de São Paulo).
Isso é justificável quando existe uma demanda de manter a família por mais tempo dentro de casa. Já o retorno ao trabalho presencial de forma gradual e híbrida é um fator que impulsiona o comprador a buscar imóveis em locais convenientes, evitando que precise ficar muito tempo exposto durante o percurso casa-trabalho.
2. Casa+Trabalho
Com a realidade do home office, cresceu significativamente a demanda por condomínios que apresentem áreas destinadas para o trabalho, como espaços de coworking. Essa é outra forte tendência que foi impulsionada pela pandemia de COVID-19 e deve seguir em alta por todo 2022 e nos próximos anos.
3. Consciência Sustentável
Outra movimentação que promete ser uma tendência do mercado imobiliário é a preocupação com práticas ESG.
Energia sustentável, reutilização de água e diversas outras tecnologias que coloquem o meio ambiente em primeiro lugar se tornam fatores cada vez mais decisivos na hora da compra. Isso impacta diretamente até mesmo durante a etapa de planejamento e construção do imóvel.
4. Imóveis Usados e Novos com Plantas Flexíveis
A busca por imóveis mais espaçosos esbarra, também, em imóveis usados ou de plantas flexíveis. Enquanto o primeiro apresenta ambientes maiores, o que se torna um diferencial, o segundo oferece a possibilidade do comprador modificar alguns ambientes, a fim de se ganhar mais espaço.
5. Permanência do Tour Virtual
O Tour Virtual veio para ficar. Por meio de óculos de realidade virtual, o comprador pode visitar várias unidades sem sair da própria casa. Isso garante segurança aos envolvidos, considerando a crise sanitária, bem como praticidade, principalmente para o comprador.
O diferencial de 2022, por outro lado, é a utilização dessa tecnologia até mesmo para imóveis usados. Por meio dela, além de visitar o imóvel desocupado, o comprador pode simular como ele ficaria decorado a partir do seu próprio gosto. Isso ajuda significativamente nas vendas, uma vez que os decorados aumentam a liquidez da operação imobiliária.
Fonte: Mercado Imobiliário
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